segunda-feira, 26 de junho de 2017

VI Colóquio de Memória e Verdade, com Nazaré Zenaide

Descrição para cegos: foto da professora Nazaré Zenaide falando durante o colóquio. Ela aparece sendo captada pela câmera, que está em primeiro plano, em cujo visor pode-se ver sua imagem.

O VI Colóquio de Memória e Verdade, realizado no dia 30 de março de 2017 para a disciplina de Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos, do Curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, teve como convidada a professora Nazaré Zenaide, docente do Departamento de Serviço Social da UFPB e integrante do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos e da Comissão Municipal da Verdade de João Pessoa. O Colóquio foi organizado por Cibelle Torres, Marcella Machado, Marisa Rocha, Matheus Couto e Rebeca Neto.

ASSISTA A SEGUIR AO COLÓQUIO

1- Ensino e construção da memória e da verdade
Neste vídeo, a professora destaca a importância dos estudos sobre Memória e Verdade para compreender o período da ditadura e para a construção da democracia, além de discorrer sobre o papel fundamental das disciplinas de Direitos Humanos nesse processo. Nazaré destaca ainda o papel das Comissões da Verdade no descobrimento dos crimes e violações do Regime Militar.



2 – Vítimas da ditadura militar
Os impactos da tortura na vida das vítimas do Regime Militar. Nazaré Zenaide enfatiza a necessidade de ouvi-las como um ato de reparação moral. A professora destaca o papel da comunicação no processo de escuta e reconhecimento das histórias da Ditadura. Para a docente, a militarização da Lei de Segurança Nacional ainda perdura. Ela cita a criminalização dos movimentos sociais e dos direitos humanos como consequência daquele período.



3 –Histórias da Ditadura
A história pela visão do opressor é a análise que a professora faz neste vídeo. Ela destaca as iniciativas de grupos para contar as histórias da ditadura pelo ponto de vista da resistência. Nazaré menciona o exemplo da África do Sul nas audiências de reconciliação.



4 – Produção alternativa da memória
Nazaré destaca os trabalhos audiovisuais desenvolvidos para reconstrução de histórias da ditadura militar. Projetos organizados para documentar passagens do regime e iniciativas de escolas resgatam as memórias do período, porém a docente lamenta a ausência da produção cinematográfica acerca do regime na Paraíba. A professora apresenta também os resultados do engajamento de parte da sociedade no esclarecimento de fatos da ditadura.



5 – A universidade na política de memória e verdade
A professora relata casos de reparação pelas instituições de ensino superior. Ela destaca as políticas de memória e verdade desenvolvidas nos governos de Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff. Nas universidades, pesquisas contribuem para o conhecimento.



6 – Do acesso à informação ao direito à imaginação
Neste vídeo, a professora destaca as primeiras instituições afetadas pela ditadura. Ela cita algumas formas de censura sofridas, principalmente, pela Associação Paraibana de Imprensa (API). Discorre sobre a repressão ao direito à imaginação e como a educação tolhia o pensamento crítico dos estudantes.



7 – Produção sobre a Ditadura
A professora Nazaré Zenaide avalia o peso da produção de obras sobre diferentes aspectos do Regime Militar. Ela aborda a contribuição da Comissão Nacional da Verdade no registro de depoimentos de vítimas da ditadura.



8 – A educação na ditadura
Aqui a professora explica como funcionavam as escolas brasileiras durante o Regime Militar e analisa a atual situação da educação no que diz respeito ao resgate da memória.



9 – Nunca mais a ditadura
Neste vídeo a professora condena as manifestações que pedem a volta dos militares ao poder, destacando que somente na democracia as divergências ideológicas podem ser manifestadas.



10 –Comissão Municipal da Verdade
Nazaré Zenaide explica o trabalho da Comissão Municipal da Verdade, as especificidades desta em comparação à Comissão Estadual e as dificuldades enfrentadas no processo. A professora comenta a atuação do Comitê Paraibano de Memória e Verdade.

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