terça-feira, 13 de junho de 2017

Livro narra trajetória de Elizabeth Teixeira

Descrição para cegos: a imagem traz a capa do livro, que contém o título, 
o nome da autora e, ao fundo, uma foto de Elizabeth Teixeira 
olhando para baixo e sorrindo.

Por Marisa Rocha

Elizabeth Teixeira: mulher da terra é um livro escrito por Ayala Rocha sobre a vida e luta da líder camponesa. Elizabeth, ao lado do marido João Pedro Teixeira, é uma das grandes personagens da história das Ligas Camponesas no Brasil.
O livro mergulha fundo na história de Elizabeth, trazendo detalhes de acontecimentos como o assassinato de João Pedro e a perseguição, prisão e clandestinidade vividas por ela durante a Ditadura. Neste período, a líder camponesa viveu o que talvez tenha sido a parte mais difícil da sua trajetória: o afastamento dos onze filhos e a dúvida acerca do paradeiro deles.
Ayala Rocha bebeu a água da fonte primária para reunir tais informações, visto que trabalhou com Elizabeth e pode obter os relatos diretamente da protagonista. Além disso, ela é casada com Vanderley Caixe, que foi advogado das Ligas no Nordeste.

A obra chama a atenção não apenas pelos acontecimentos que narra, mas também pela estrutura utilizada pela autora. Escrito em primeira pessoa e com linguagem coloquial, o livro aproxima leitor e personagem como se ambos estivessem conversando.
Da infância à velhice da líder camponesa, Elizabeth Teixeira: mulher da terra nos permite conhecer de forma aprofundada o cotidiano das pessoas que foram perseguidas por lutarem pelo direito à terra nesse difícil período da história do Brasil, proporcionando reflexões e debates acerca dos percalços enfrentados durante o Regime Militar e que perduram até os dias de hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário