segunda-feira, 26 de maio de 2014

João Pessoa recebe capacitações do programa Brasil Transparente

Descrição para cegos: Mapa do Brasil formado por diversos quadrados de tamanhos diferentes e a frase “Brasil transparente”. Imagem reproduzida do portal da Controladoria-Geral da União.
Nestas terça (27) e quarta-feira (28) acontecem as capacitações do programa Brasil Transparente, em João Pessoa. Os encontros serão realizados no auditório do Ministério da Fazenda, para vereadores e servidores de câmaras e prefeituras. 

A iniciativa é uma parceria da Assembleia Legislativa da Paraíba – ALPB, com a Controladoria-Geral da União (CGU).Os municípios de Sousa, Patos, Cajazeiras, Guarabira, Monteiro e Campina Grande já receberam as capacitações. Mais de 300 servidores públicos já foram capacitados.

A inscrição para a capacitação do Brasil Transparente é gratuita e pode ser feita pelo portal da Assembleia Legislativa através do link: http://www.al.pb.gov.br/  ou no local do evento.

Mas, afinal, o que é Brasil Transparente?

Trata-se de um programa criado pela Controladoria-Geral da Uniāo (CGU) visando auxiliar Estados e Municípios na implementação de medidas de governo transparente, como prevê a Lei de Acesso à Informação (LAI). O foco é facilitar as burocracias a fim de proporcionar um governo aberto e o mais transparente possível para a população.
  
Qual a importância do evento?

O caminho para fazer valer de fato a Lei de Acesso à Informação é longo, mas eventos dessa natureza propiciam uma reeducação no que diz respeito às práticas burocráticas e lentas da nossa legislação. A lei existe, mas a sua eficácia ainda é questionável. Iniciativas como esta podem mudar essa realidade.


Andrezza Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário