sábado, 24 de maio de 2014

Colóquio: Direito à Verdade e à Memória - Parte I


A história do Brasil ficou marcada pelas memórias de tantas vítimas atingidas pelas diversas formas de repressão. Desde a colonização, com a dizimação de milhares de índios, passando pela época do trabalho escravo africano, e com mais força a repressão da época ditatorial, que as pessoas se perguntam até quando essas memórias vão ser ocultadas e negligenciadas? O quanto ainda temos que esperar para que as memórias do brasileiros, dos torturados, dos desaparecidos, dos que lutam por justiça e por igualdade de direitos, sejam desvendadas? 

Em 1964, militares tomaram o poder com a promessa de apaziguar uma suposta desordem política do país. Foram tempos difíceis. Apesar da dura repressão e do cerceamento à liberdade de expressão, manifestações civis marcaram o período. No entanto, muitos opositores do regime militar perderam suas vidas ao lutar contra a ditadura que o golpe instaurou no país por 21 anos.

A busca da verdade pelos familiares das pessoas que morreram na luta contra o regime militar é uma história longa e repleta de obstáculos, e foi a partir disso que surgiu o projeto Direito à Memória e à Verdade da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, iniciando suas atividades em 29 de agosto de 2006. O projeto tem o objetivo de recuperar e divulgar o que aconteceu nesse período da vida republicana brasileira. São registros de um passado marcado pela violência e por violações de direitos humanos. Disponibilizar esse conhecimento é fundamental para o país construir instrumentos eficazes e garantir que esse passado não se repita nunca mais. Para debater o assunto, convidamos a professora Lúcia Guerra, do Departamento de História  e do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH)  da UFPB.

Este colóquio foi produzido para a disciplina Jornalismo e Cidadania, dos cursos de Jornalismo e de Comunicação Social do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB. A equipe é formada por Andrezza Carla, Anne Nunes, Hermes Franco, Normando Junior e Polyanna Gomes. 

Os vídeos abaixo registram o colóquio e expõe as questão das memórias históricas e as verdades por trás delas, além de abordar as ações propostas pelo Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.
Aproveitem o tema e exponham suas opiniões!







Anne Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário