terça-feira, 20 de maio de 2014

50 Anos do golpe de 1964

Bocas caladas e choros contidos, talvez sejam essas as memórias mais presentes, e ainda tão meninas, que vivem em nossos braços carregadas contra nossa própria vontade. É impossível viver no presente, sem ser o passado. Pelo simples fato de ainda permanecer tudo aqui: o pai que apanhou, o menino que gritou, a mãe que chorou. Nossas famílias ainda são aquelas famílias. O golpe ainda nos golpeia. 

Descrição para cegos: Fundo com jornais e frase destaque
 “1964 50 ANOS DO GOLPE MILITAR”
E neste ano, parte da imprensa, na feliz competência de rememorar o regime militar, "inocentemente" estampou em suas manchetes o aniversário de 50 anos do golpe de 1964. De imediato, me veio mais um tapa na cara. Outro golpe, mais uma vez, também da mídia. A-N-I-V-E-R-S-Á-R-I-O? De quê? De quem? A meu ver, os aniversários sempre foram motivo de alegria, bater palmas e soprar velinhas. Aniversário, prudentemente, seria estampar os 29 anos do FIM da opressão que se instaurou no país, e não o começo, se esforçando para resgatar as memórias que sentem a necessidade de serem faladas. As memórias dos corpos que se foram, dos desaparecidos políticos e dos cidadãos de ideais. 

Em busca, pois, da relação da mídia com o golpe militar de 64, e de ressaltar seu combatente papel frente ao governo de João Goulart, o Observatório da Imprensa elaborou um material especial em alusão à data que ainda vive entre nós. (Normando Junior)

                                                                                                        
acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=x3LJYYKaw2s

Nenhum comentário:

Postar um comentário