quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Operação Condor: cooperação pela repressão

Descrição para cegos: mapa da América do Sul,
com os nomes dos países dentro de seus territórios.
Por Marina Ribeiro


Na década de 1970, o Brasil não era a única ditadura na América do Sul. Nossos vizinhos Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, além do Chile, também estavam sob governos militares.
A fim de aumentar a repressão aos inimigos desses regimes, uma aliança político-militar foi criada entre esses países no ano de 1975. Batizada de Operação Condor, em alusão à ave dos Andes, a aliança teve três principais fases.
Na primeira, houve a troca de informações entre os países; na segunda, começaram as trocas e execuções dos opositores que estivessem em qualquer um dos países-membros e, na terceira, houve perseguições e mortes dos inimigos no exterior.
O Brasil participou ativamente das duas primeiras fases, não havendo indícios suficientes que confirmem sua participação na morte de opositores fora do nosso continente.

A burocracia entre os países era quase nula, como se suas fronteiras não existissem, transformando os aparelhos repressivos dessa parte do continente sul-americano em um único organismo.
Apesar de ter sido formalizada apenas em 1975, há evidências de que anos antes já havia uma ligação entre as ditaduras sul-americanas, com o Brasil apoiando os golpes militares ocorridos na Bolívia (1971), no Chile (1973) e no Uruguai (1973).

Nenhum comentário:

Postar um comentário