quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Advogados Contra a Ditadura

Descrição para cegos: imagem do filme com o título
Os Advogados Contra a Ditadura - Por uma Questão
de Justiça estampado sobre foto de rostos desfocados.
A palavra “ditadura” contrasta das demais, escrita
na simulação de uma mancha de sangue.

Por Bruna Ferreira                                                              

“Os advogados contam a face mais suja do regime”. A frase do documentário Os Advogados Contra a Ditadura: Por uma Questão de Justiça, com direção de Silvio Tendler, é a que melhor explica a importância do documentário.
O filme propõe uma reflexão sobre o papel desses profissionais contra o autoritarismo e na defesa pela liberdade. A combinação de depoimentos de advogados que atuaram durante o regime militar em defesa de presos políticos com registros fotográficos e documentos da época consegue transmitir ao espectador tanto o sentimento pessoal de cada um, como a situação geral em que eles, enquanto categoria profissional, se encontravam.
A narrativa segue a ordem cronológica dos eventos: tem início com depoimentos sobre o início da ditadura e prossegue até a abertura com a lei de anistia. O documentário mostra que dentro da categoria, dependendo da situação e da defesa em que estavam empenhados, os advogados sofriam mais ou menos repressão. Os mais perseguidos eram os que atuavam na defesa dos camponeses.



O documentário está disponível no YouTube e vale a pena ser visto, pois como o próprio Silvio Tendler diz no final, “É uma colaboração para um debate que a sociedade brasileira não pode evitar. Um debate sobre Memória, Verdade e Justiça.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário