segunda-feira, 24 de abril de 2017

Indígenas e ditadura: história contada em livro

Descrição para cegos: imagem da capa do
livro, contendo 3 retângulos, que trazem, cada
um , o título, o autor e o nome da  coleção
"Arquivos da Repressão no Brasil" 
Ao fundo, aparece um rosto masculino cortado
em diversas partes.

Por Marisa Rocha


       Nos 21 anos em que a Ditadura tomou conta do Brasil, a população como um todo foi prejudicada de inúmeras maneiras. Porém, nesse período, alguns grupos foram mais atingidos do que outros. Entre eles, os indígenas, personagens principais do livro Os Fuzis e as Flechas - História de Sangue e Resistência Indígena na Ditadura. 
       A obra, recém lançada, narra o sofrimento dos índios ao longo da Ditadura, trazendo depoimentos e registros de diversas tribos. A maioria dos relatos contém informações inéditas.
      Durante um ano, o jornalista e autor do livro, Rubens Valente, viajou por dez estados brasileiros para reunir as informações. Entre elas, as diversas formas como os índios tiveram suas vidas ceifadas pela repressão. 
       Foram entrevistados sertanistas, missionários e os próprios índios, ao longo de 14 mil quilômetros percorridos de carro por Valente. O repórter visitou também dez aldeias do Amazonas, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. 
     

      O livro, de teor investigativo, descreve as diversas formas de crueldade sofrida pelos indígenas. De trabalho escravo a prisões arbitrárias, os militares utilizavam todos os métodos possíveis para massacrá-los, uma vez que os consideravam sem serventia ao progresso do país. 
       A obra de Valente surge como mais um elemento para destrinchar esse difícil período histórico e político do Brasil, e contribuir com os estudos de Memória e Verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário