segunda-feira, 3 de abril de 2017

Da prece às ruas

Descrição para cegos: a imagem mostra o convite para a missa
 de 7° dia de Alexandre Vannucchi. Foto: DCE Livre da USP.

Por Cibelle Torres

São Paulo, 30 de março de 1973. Mais um dia comum do Regime Militar; violência, censura e terror ainda faziam parte do cotidiano dos brasileiros. Porém, naquela sexta-feira um movimento diferente acontecia na Catedral da Sé.


O convite, entregue no dia 27 de março, dizia: “Os alunos da Geologia USP convidam V.S. para a missa de 7° dia de Alexandre Vannucchi Leme dia 30, às 18:30 hs. na Catedral da Sé”. E assim aconteceu. Cerca de 5 mil pessoas estiveram presentes à cerimônia celebrada em memória de Alexandre, um jovem estudante de Geologia que participava do movimento estudantil e militava no grupo clandestino Ação Libertadora Nacional (ALN). Preso por agentes do Destacamento de Operações de Informações de São Paulo (DOI), no dia 16 de março de 1973, o militante não resistiu à tortura e faleceu na tarde do dia seguinte. A versão divulgada pelos órgãos de segurança foi que ele havia sido atropelado durante uma tentativa de fuga.
A missa celebrada por Dom Paulo Evaristo Arns reuniu estudantes, autoridades, sindicatos e militantes contra a Ditadura. Um ato realizado após a celebração tornou-se a primeira grande manifestação pública de oposição ao Regime desde as manifestações de 1968.
Veículos policiais e tropas de choque fizeram barreiras no centro de São Paulo, resultando na prisão de dezenas de jovens que tentavam ir à missa, o que aumentou ainda mais o sentimento de revolta entre os jovens. Esses acontecimentos brutais impulsionaram o ressurgimento do movimento estudantil brasileiro.
Somado ao ato religioso, foi realizado um show do cantor e compositor Gilberto Gil, que, além de cantar, se pronunciou sobre assuntos delicados como política e movimento estudantil.
Em homenagem a Minhoca, codinome de Alexandre, o DCE-Livre da USP foi batizado com o seu nome, em sinal de reconhecimento a sua luta pela reorganização desse diretório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário