terça-feira, 14 de novembro de 2017

A farsa de Quintino


Descrição para cegos: montagem com fotos das três vítimas e, abaixo de cada foto, o nome de uma delas. Foto: jornalistas.org.br

Por Marina Ribeiro

Avenida Suburbana 8.985, número 72, bairro de Quintino, Rio de Janeiro. Ali, em 29 de março de 1972, agentes do DOI-Codi foram recebidos a tiros ao entrar em um aparelho subversivo da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR- Palmares). Revidando em legítima defesa, os agentes mataram três militantes. Essa foi a versão oficial do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) na época. Porém, mais de 40 anos depois, a verdade veio à tona.

Em um trabalho realizado pela Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro em 2013, com a coleta de depoimentos de vizinhos e o acesso aos laudos cadavéricos, foi descoberta a farsa montada pela polícia.
Não havia resquícios de pólvora nas mãos das vítimas, contrariando, portanto, a hipótese de que os agentes teriam sido recebidos a tiros; além disso, no corpo de uma delas, havia indícios de tortura. Pessoas que moravam próximo relataram que os agentes ficaram em um terreno em frente à casa desde o fim da tarde, horas antes do ocorrido – segundo os mesmos depoimentos, entre 9 e 10 horas da noite, os militares pediram aos outros moradores que ficassem longe das janelas e então, os tiros começaram.
Antônio Marcos Pinto de Oliveira, Maria Regina Lobo Leite de Figueiredo e Lígia Maria Salgado Nóbrega não estavam armados e foram covardemente assassinados. Agora, graças à Comissão da Verdade, sabe-se que não foi “legítima defesa”, e sim “chacina”.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário