terça-feira, 24 de maio de 2016

Retratos de Identificação: para ver e nunca esquecer

Descrição para cegos:a imagem mostra a capa do filme "Retratos de Identificação"
que contém 4 fotos de presos políticos divididas em duas colunas e seguidas pelo título
do longa.
Por Samara Mello

Um filme feito a partir de memórias para gerar memórias. É esta a primeira afirmação que me vem sobre o filme Retratos de Identificação (Anita Leandro, 2014).
O filme nos traz a história de vida de quatro ex-guerrilheiros, Antônio Roberto Espinosa, Reinaldo Guarany, Chael Schreier e Maria Auxiliadora Lara Barcellos (Dora).
Como fio condutor para essas histórias, temos os acervos fotográficos dos instrumentos de repressão da ditadura militar e a partir daí elas começam a ser narradas.
Sem retoques ou arrodeios, os dois sobreviventes narram esse parte de suas vidas. Antônio Roberto Espinosa fala da sua prisão ao lado de Dora e de Chael Schreider, todos pertencentes à Vanguarda Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Presos no aparelho onde moravam no Rio de Janeiro, foram levados ao DOPS e em seguida para a Vila Militar onde Chael Schereier foi morto.


Já Reinaldo Guarany narra seu exílio junto com Dora até o suicídio dela. Exílio que começou desde o sequestro do embaixador suíço Giovanni Bucher.

Os dois narram histórias pessoais, mas também histórias que fazem parte da construção do Brasil e que muitos teimam em tentar esquecer.
Para os que teimam em esquecer ou os que querem ajudar a manter viva esta história, ver cada um deles na tela, conhecer suas histórias, seus barulhos e seus silêncios nos leva a uma compreensão mais humana e verdadeira do que foram aqueles anos e dos vestígios que ainda existem deles.
Além de ver estes guerrilheiros, a diretora Anita Leandro conseguiu de alguma forma muito singular nos colocar dentro das angústias e aflições que eles viveram. É como viver com eles aquelas memórias. E desse momento construir uma memória viva, honesta e real daquela fase da história do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário