terça-feira, 9 de maio de 2017

Uma viagem pelos Anos de Chumbo

Descrição para cegos: capa do livro, 
que tem o titulo em letras grandes 
e embaixo dele, três fotos encaixadas 
em uma tira de filme fotográfico;
a primeira mostra mulheres 

reunidas em uma passeata,
 a segunda um grupo de militares

 fazendo barreira em uma manifestação
 e a terceira um barco típico
dos que navegam nos rios da Amazônia.
Por Cibelle Torres

O livro Mochileiros nos Anos de Chumbo é uma releitura dos diários de viagem de Sérgio Aspahan e Márcio Godinho. Os diários foram escritos durante o período mais violento da ditadura no Brasil, os Anos de Chumbo (década de 70), época em que os autores eram estudantes do primeiro semestre de Comunicação Social e divulgavam e colaboravam com um jornal de esquerda, o Movimento.
A obra mostra as aventuras vividas pelos jovens quando embarcaram em uma viagem sem previsão de retorno pelo Norte e Nordeste do Brasil. As caronas, as noites mal dormidas, o medo dos militares e as histórias enviadas para o Movimento compõem a narrativa muito próxima dos manuscritos originais, mas ficou ainda mais rica com o acréscimo de mapas, documentos e recortes de jornais.
O texto que foi redigido em primeira pessoa não distingue qual dos autores está falando. Segundo os jornalistas, não se identificar em cada parte do texto seria uma forma de o leitor exercitar sua imaginação tentando traçar um perfil de cada autor para reconhecer quem disse o quê.
A leitura da história destes mochileiros nos transporta para o Brasil da ditadura militar e ajuda a resgatar a memória, além de levar o leitor a refletir sobre a atual situação enfrentada por nosso país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário