terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Livro expõe heranças negativas deixadas pela Ditadura


Descrição para cegos: foto do professor Giuseppe olhando para
 a câmera.
O livro Ditaduras Militares, Estado de Exceção e Resistência Democrática na América Latina reúne textos de pesquisadores de diferentes áreas. A obra foi organizada por Giuseppe Tosi e Lúcia Guerra, dois professores da UFPB que atuam na área. Esse livro integra a Coleção Direitos Humanos, do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Universidade.
A ideia é contribuir para a compreensão de questões atuais a partir das práticas negativas que compõem o histórico dos regimes autoritários.
Ouça a entrevista que fiz com Giuseppe Tosi para o Espaço Experimental, que vai ao ar todos os sábados, às 9 horas, na Rádio Tabajara AM (1.110 KHz), produzido pela Oficina de Radiojornalismo do Curso de Jornalismo da UFPB. (Cibelle Torres)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Relançamento de livro sobre Elizabeth Teixeira marcou dia do seu aniversário

Descrição para cegos: foto de Ayala Rocha autografando um exemplar do livro.
No último dia 13, a escritora Ayala Rocha relançou o livro Elizabeth Teixeira, mulher da terra, que narra a história da líder camponesa. A primeira edição saiu em dois mil e nove. Esta segunda foi publicada graças a parceria do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos com o Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB.
O relançamento ocorreu na abertura da Semana Elizabeth Teixeira, na Sala Aruanda, no CCTA. Nesse dia, Elizabeth completou 92 anos de idade e recebeu diversas homenagens. Ouça a entrevista que eu fiz com Ayala para o programa Espaço Experimental, que vai ao ar todos os sábados, às 9 horas, na Rádio Tabajara AM (1.110 KHz), produzido pela Oficina de Radiojornalismo do Curso de Jornalismo da UFPB, onde ela conta o processo de elaboração do livro e a importância da líder camponesa (Marisa Rocha).

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Semana Elizabeth Teixeira hasteou a reforma agrária como bandeira

Descrição para cegos: foto de Bárbara Zen sorrindo para a câmera. 
Bárbara Zen, organizadora do evento e integrante da coordenação do Memorial das Ligas Camponesas, destacou a importância da comemoração. Para ela, a oportunidade de homenagear Elizabeth Teixeira é também um momento propício para discutir a reforma agrária. A homenagem engajou educadores e artistas paraibanos, que buscaram narrar os 92 anos de trajetória da líder camponesa. Poemas e canções marcaram o enredo da comemoração. Confira a entrevista que realizei com Bárbara Zen para o programa Espaço Experimental, que vai ao ar todos os sábados, às 9 horas, na Rádio Tabajara AM (1.110 kHz) produzido pela Oficina de Radiojornalismo do Curso de Jornalismo da UFPB, na qual ela anunciou campanha para financiar o anexo do Memorial das Ligas Camponesas. (Rebeca Neto)

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Modelo de justiça de transição dificulta reparações

Descrição para cegos: da esquerda para a direita a imagem mostra os professores Rodrigo Freire, Monique Cittadino e Nazaré Zenaide atrás da mesa durante o debate.

Por Marcella Machado

A justiça de transição chegou de forma tardia no Brasil em comparação aos demais países da América Latina. A constatação foi feita pelos membros da Comissão Municipal da Verdade de João Pessoa (CMV). O grupo participou do evento CCHLA Conhecimento em Debate, no último dia 15, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).