sábado, 28 de março de 2015

Porque a ditadura não é a solução

Descrição para cegos: a foto mostra um homem sendo carregado por outros
três homens com uma Kombi ao fundo. 
  O motivo a revista deixa claro logo no início: a desinformação que se alastra sobre a ditadura no Brasil.
 Com a matéria a seguir, a Superinteressante derruba os principais argumentos dos que defendem um golpe militar como solução para os problemas nacionais.

10 mitos sobre a ditadura no Brasil
(ou Por que você não deve querer que ela volte)
de Rôney Rodrigues
            Em 1964, um golpe de estado que derrubou o presidente João Goulart e instaurou uma ditadura no Brasil. O regime autoritário militar durou até 1985. Censura, exílio, repressão policial, tortura, mortes e “desaparecimentos” eram expedientes comuns nesses “anos de chumbo”. Porém, apesar de toda documentação e testemunhos que provam os crimes cometidos durante o Estado de exceção, tem gente que acha que naquela época “o Brasil era melhor”. Mas pesquisas da época – algumas divulgados só agora, graças à Comissão Nacional da Verdade – revelam que o período não trouxe tantas vantagens para o país. 
       

sábado, 21 de março de 2015

O reencontro de Elizabeth Teixeira com os filhos, 50 anos após a separação

Descrição para cegos: a foto mostra Elizabeth Teixeira com sua família em 1964.
Perseguida pela ditadura e pelos latifundiários, a líder camponesa Elizabeth Teixeira teve que se separar dos 11 filhos e filhas em 1964. Alguns ela reencontrou quando o regime militar chegou ao fim, outros, somente no ano passado, no dia 24 de julho, por iniciativa da Comissão Estadual da Verdade e do Memorial das Ligas Camponesas.

domingo, 8 de março de 2015

A ditadura no Uruguai, por Oscar Destouet

Descrição para cegos: a foto mostra o historiador Oscar Destouet de perfil. 
Em dezembro, durante o VIII Seminário Internacional de Direitos Humanos da UFPB, o historiador uruguaio Oscar Destouet participou de uma mesa redonda que discutiu as ditaduras e a resistência democrática na América Latina. Na ocasião, ele foi entrevistado pela repórter Samara Mello sobre a ditadura no Uruguai, a resistência ao regime e como seu país está trabalhando a memória daquele período. Ouça a entrevista: