sábado, 12 de dezembro de 2015

III Colóquio Sobre Memória e Verdade – advogado Waldir Porfírio

Descrição para cegos: a foto mostra o advogado Waldir Porfírio e a câmera
filmando-o, com ele aparecendo no visor.

No dia 21 de outubro, foi realizado o III Colóquio sobre Memória e Verdade para a disciplina de Jornalismo e Cidadania, do Curso de Jornalismo da UFPB, tendo como convidado o advogado Waldir Porfírio, integrante da Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória, autor de muitos processos de anistia e reparação a favor de pessoas perseguidas pela ditadura, e membro do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. O colóquio foi organizado por Elthon Cunha, Gabriela Garcia, Pedro Neri e Sandro Alves.

Confira o colóquio na íntegra.

No primeiro vídeo, o advogado Waldir Porfírio explica a importância e função social da Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória, na recuperação de documentos e histórias de vítimas da Ditadura Militar na Paraíba.


Aqui o palestrante lista os desafios encontrados pela Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória para comprovar os crimes da Ditadura na Paraíba.


Tendo em vista os avanços quanto ao acesso à informação pública, Waldir explica como se deu esse progresso e enumera os desafios  ainda encontrados.


Waldir relata casos emblemáticos de pessoas mortas durante a ditadura, como o do estudante de medicina João Roberto. Até hoje o caso permanece nebuloso.


Waldir fala sobre o primeiro relatório divulgado pela Comissão Verdade e cita as possíveis punições aos que cometeram crimes durante a ditadura na Paraíba.


Waldir Porfírio comenta a prorrogação dos trabalhos da Comissão da Verdade e a relevância de algumas ações desenvolvidas que necessitam de trabalho de pesquisa continuado.


Neste vídeo o palestrante fala sobre o Grupo de Trabalho “A Bomba estourada no Cine Teatro Apollo 11” e sua especificidade e importância em relação aos outros grupos temáticos de investigação na Comissão Estadual da Verdade.


O convidado comenta a conjuntura político-cultural do Brasil em que forças ultraconservadoras fazem apologia ao regime militar brasileiro, chegando a clamar pelo seu retorno.


Neste vídeo o advogado Waldir Porfírio fala dos arquivos secretos do Exército Brasileiro, que documentam e comprovam ações criminosas da Ditadura e cujo acesso às Comissões da Verdade tem sido sistematicamente dificultado ou negado.


Waldir Porfírio fala de sua experiência na elaboração de processos de anistia política e reparação, experiência que o levou a ser nomeado para compor a Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória, e sobre o trabalho desenvolvido por ele na Comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário